Publicado em
Carros de passeio
Fim da linha: os últimos Dodge Viper foram feitos e encerraram o ciclo do carro
Acabou a Era do Viper. O carro icônico do final dos anos 1990, estrela dos primeiros Gran Turismo da era moderna dos consoles de video game, a besta quase impossível de ser domada de tão arisco o seu comportamento, chegou ao seu fim nesta semana.
Na última quarta-feira, as duas últimas unidades da quinta geração do Viper saíram da linha de produção, encerrando o ciclo de vida de 25 anos do esportivo que tinha a pura receita do sonho americano: um motor gigantesco, V10 de 8,4 litros, capaz de produzir 653 cv de potência e 61 kgfm de torque, e tração traseira.
Dodge Viper ACR
Ralph Gilles, chefe do departamento de design da FCA (proprietária da Dodge), foi até a fábrica da marca em Detroit prestar as últimas homenagens ao modelo, publicando diversas fotos da linha de montagem do Viper em seu instagram pessoal. Gilles também aproveitou a oportunidade para explicar que o tiro de misericórdia ao Viper nos planos da companhia foram as novas regras de segurança automotiva dos Estados Unidos, que obrigam airbags laterais nos carros, algo que, segundo o executivo, não cabia no projeto do esportivo.
Dodge Viper ACR
O fator mercadológico também não ajudou a cobra, já que ele vinha mal das pernas há alguns anos, vendendo bem pouco. Diferentemente de primos como o Challenger, que mesmo com um projeto com mais de 10 anos, ainda é capaz de render bem e, atualmente, tem versões com muito mais potência do que o Viper (vide a Hellcat e a Demon).
Dodge Viper ACR
Se você é fã do Viper, agora vai vê-lo se transformar em item colecionável e, futuramente, bem mais lucrativo do que hoje.
Veja também
Carros de passeio
Novas picapes Tremor, da Ford, estão chegando!
Carros de passeio
Perfect na Automec 2025: tecnologia e adrenalina
Carros de passeio
Copa HB20 chega à centésima corrida!
Carros de passeio
Mercedes-Benz E63: V8 biturbo no dino é monstrinho
Carros de passeio
REVO na maior feira de Segurança e Defesa
Carros de passeio